Informes do Fórum sobre a matriz curricular - Cabo Frio

Ontem no Fórum para discussão da matriz curricular aprovamos os seguintes encaminhamentos:
* Educação Infantil - Incorporação da Leitura ao Eixo de Linguagem ficando apenas a nomenclatura "Artes" no novo eixo criado em 2013.
Foi solicitado pelos professores que atuam em Creche de tempo integral uma ampliação da carga horária dos professores visando minimizar os problemas enfrentados pela falta de referências que @s pequen@s têm tido ao estarem cotidianamente em interação com muitos profissionais. Essa atitude (ampliação de carga horária) já ocorre, por exemplo, na Escola Municipal Catharina. Esse cuidado precisa ser tomado, ao menos, nas escolas de atendimento integral
* Na matriz de 1º ao 5º, também foi acordado a mesma iniciativa de transferir "Leitura" para a disciplina de Língua Portuguesa, ficando apenas "Artes" como disciplina. A matriz ficaria assim distribuída: 6h/a para Port., 6h/a para Mat., 2h/a para Hist., 2h/a para Geog., 2h/a para Ciências, 2h/a para Artes,2h/a para Leitura, 2h/a para Informática e 3h/a para Ed. Física. (essa totalização deveria fechar em 25/a tempos, mas não atentamos que ficaram mais de 25h/a e, por esse motivo, precisamos rediscutir essa distribuição)
* De 6º ao 9º - Aprovamos o retorno da matriz curricular antiga de 2012, permanecendo apenas a separação de Matemática e Geometria (como na matriz de 2013)
* No Ensino Médio, apresentamos a proposta de voltar a matriz curricular de 2012 (com a diferença de unirmos Português e Literatura em todas as séries , perfazendo 06 h/a). Deliberamos ainda que NENHUMA disciplina deverá ter menos de 02 tempos semanais. Houve um impasse para solucionarmos essa necessidade de 02 tempos em toda disciplina e foi decidido que nos encontraremos com as escolas de Ensino Médio na terça-feira, dia 27/08, 19h, na sala de reuniões do SEPE Lagos para discutirmos uma proposta unificada das escolas de Ensino Médio. Convidamos também as escolas que oferecem esta modalidade na Educação de Jovens e Adultos.

Aprovamos paralisação de 24h no dia 29/08 com ATO, às 9h,  em frente à Prefeitura de Cabo Frio para exigirmos que o governo nos receba. O SEPE Lagos já enviou ofício e já reiterou o pedido e até agora nenhuma reposta foi dada. Contamos com a mobilização de TOD@S. Essa é a hora . Temos até 30 de setembro para encaminhar proposta ao Conselho Municipal de Educação. Nada poderá ser mudado em 2014 se não começarmos AGORA! A nossa carga horária e a matriz curricular precisam ser REFORMULADAS e não podemos mais ficar esperando.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A educação física com 3 horas é impossível com a estrutura vigente...falta espaço, material...enfim, falta tudo....foi até covardia colocar 3 tempos para o professor de educação física...

    ResponderExcluir