Em reunião com a SEME, Sepe Lagos e comissão do concurso de 2009 exigiram convocação


Na manhã desta quarta-feira o Sepe Lagos junto a várias trabalhadoras da base do sindicato esteve presente na sede da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, conforme foi deliberado pela última assembleia da categoria no dia 20 de janeiro. A pressão dos trabalhadores na porta da SEME, que ocuparam a entrada do órgão com dezenas de cartazes, possibilitou a realização de uma reunião formal com o secretário recém nomeado, Ian Eduardo de Carvalho Barreto. Nessa reunião, o Sepe Lagos foi representado pelos diretores Augusto Rosa e Cintia Machado. Já a comissão dos aprovados do concurso de 2009 foi representada pelas professoras contratadas Shirley de Athaydes, Rosemary de Azeredo e Betânia Batista.

Profissionais da educação em ato público na porta da Seme

Representantes do sindicato e da comissão do concurso de 2009 em reunião com o secretário Ian Carvalho

O Sepe Lagos apresentou a demanda que motivou o ato na porta da SEME: o sindicato e a comissão dos aprovados do concurso de 2009 reivindicam a convocação imediata do quantitativo necessário para preencher o número de vagas acordado judicialmente entre o sindicato e a prefeitura. O sindicato abordou o fato de que em outubro de 2019 foram convocados 429 professores, mas, no entanto, ainda faltam tomar posse dos seus cargos 175 novos professores, que precisam ser convocados no ano de 2020 para cobrir as vagas deixadas pelos profissionais desistentes.

O Sepe Lagos e a comissão de aprovados do concurso de 2009 reivindicaram ao secretário que essas convocações aconteçam ainda no início deste ano, pois esse foi o acordo judicial firmado entre o Sepe Lagos e a Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Entretanto, o secretário Ian Carvalho disse que não pode garantir isso sem antes “avaliar os termos legais” do acordo judicial. O Sepe Lagos, pediu então, que o secretário faça essa avaliação junto ao procurador municipal, mas o secretário rebateu dizendo que isso só poderá ser feito se o Sepe Lagos enviar uma solicitação por ofício pedindo à SEME que abra um processo administrativo para que seja realizada essa tal avaliação jurídica das condições estabelecidas no acordo.

Visando acelerar esse impasse quanto ao conteúdo do acordo judicial, o Sepe Lagos propôs, então, uma reunião entre a SEME, a Procuradoria do município e o sindicato da categoria. O secretário teve acordo quanto a essa proposta e o sindicato enviará ofício solicitando que essa reunião seja marcada o mais breve possível.

Após o término da reunião, os diretores do Sepe Lagos e a comissão dos aprovados repassaram estes informes para os profissionais da educação que estiveram presentes no ato em frente à SEME.



Postar um comentário

0 Comentários