Nem na pandemia a Prefeitura de Búzios para de perseguir trabalhadores!

Repudiamos a suspensão das licenças sindicais de Marcos Silva e Américo Negreiros, do ServBúzios


O Sepe Lagos denuncia aos profissionais da educação e demais categorias de trabalhadores de toda a Região dos Lagos essa nova medida repressiva da Prefeitura de Armação dos Búzios contra ativistas e trabalhadores. André Granado (MDB) suspendeu de maneira autoritária e antidemocrática as licenças sindicais dos companheiros Marcos Silva e Américo Negreiros, diretores do ServBúzios (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Armação Dos Búzios). Marcos tem feito denúncias frequentes das irregularidades praticadas pela prefeitura com os recursos públicos do município e temos clareza de que a suspensão dessas licenças é uma medida repressiva que tem o objetivo de blindar a prefeitura de críticas e denúncias.

Essa não é a primeira vez que a prefeitura de Búzios toma medidas de perseguição política contra ativistas e de criminalização das lutas sociais dos trabalhadores. Em dezembro de 2014, André Granado tentou exonerar a professora Denize Alvarenga, que lecionava no Colégio Municipal Paulo Freire, e esteve na linha de frente de uma forte greve da categoria. Sua demissão só foi revertida graças a uma ampla campanha realizada pela base da categoria e pelo esforço do Departamento Jurídico do Sepe-RJ, por meio do intermédio de diretores do Sepe Central. Em 2018, o prefeito também abriu processo administrativo contra o professor de história Pablo Rodrigues, trabalhador da base do Sepe Lagos que participou ativamente da luta vitoriosa contra o fechamento de turmas e turnos do colégio e também do INEFI (Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral), na Rasa. Neste mesmo ano, agindo como ditador, André Granado ainda ameaçou trabalhadoras da rede municipal que denunciaram as irregularidades e a péssima qualidade das merendas oferecidas nas escolas municipais, onde se oferecia suco com banana enquanto a então secretária de educação do município passeava pela Rússia durante os jogos da última Copa Mundial.

Trata-se de um prefeito frequentemente afastado do cargo por denúncias de improbidade administrativa e escândalos de corrupção. Frente à resistência da categoria e de ativistas sindicais, estudantis e populares da região, André sempre responde com os seus velhos métodos de perseguição política e criminalização. Essa mesma prefeitura que persegue e criminaliza ativistas, também atua permanentemente para fechar escolas, para impor o sucateamento e o abandono da infraestrutura das unidades de ensino. Recentemente, esta prefeitura demitiu em massa trabalhadores da educação, em plena pandemia. E um dos seus últimos absurdos foi o ataque a um dos mais tradicionais projetos culturais de Búzios, o CircoLo Social, que há vários anos oferece aulas de artes circenses para crianças e jovens da cidade.

Esta prefeitura chefiada por corruptos não tem moral para perseguir ninguém! Não podemos permitir que continuem atacando e criminalizando ativistas, militantes, trabalhadores e demais coletivos e projetos que atuam pelo bem dos cidadãos de Búzios. Precisamos nos unir e dar um basta aos desmandos deste governo!

• Fora André Granado (MDB), prefeito bandido!
• Basta de perseguir e criminalizar nossas lutas! Devolvam as licenças sindicais de Marcos e Américo, do ServBúzios, imediatamente!
• Readmissão já de todos os profissionais da educação demitidos!
• Tirem as mãos dos recursos da educação! Investigação rigorosa dos desvios de verbas e compras superfaturadas realizadas pela prefeitura em plena pandemia!

Postar um comentário

0 Comentários