Assembleia histórica da rede municipal de Armação dos Búzios decide: #GrevePelaVida!


Neste sábado, 6 de junho, os profissionais da educação do município de Armação dos Búzios realizaram sua primeira assembleia no contexto da pandemia de Covid-19. Ela aconteceu por meio de videoconferência, através do aplicativo Jitsi Meet, e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, numa das maiores e mais representativas assembleias já realizadas pelo Sepe Lagos na cidade, com representantes de quase todas as escolas da rede. A principal deliberação foi a paralisação de 72 horas de toda a categoria, nos dias 8, 9 e 10 de junho. Essa paralisação envolverá não apenas os servidores convocados para o trabalho presencial nas escolas, mas também os docentes que permanecem em home office, que deverão interromper a produção e envio de atividades para as plataformas online de educação remota da prefeitura.

A decisão pela greve foi uma unanimidade entre os participantes da assembleia. Eles avaliaram que os preparativos da prefeitura para o retorno ao trabalho nas escolas, num momento crítico da pandemia, é uma política absolutamente criminosa e irresponsável. Põe em risco as vidas não apenas dos trabalhadores da rede, mas de toda a população buziana. O objetivo da paralisação é pressionar o governo a recuar dessa absurda decisão de impor o retorno ao trabalho presencial das equipes administrativa e de assessoramento pedagógico a partir da próxima semana.

A prefeitura também foi duramente criticada pela informalidade com que fez a convocação e pela postura de não ouvir a categoria sobre como e quando será possível a reabertura das instituições de ensino. Os profissionais ressaltaram que a prefeitura não apresentou um planejamento detalhado em relação ao retorno ao trabalho de forma segura, nem oferece condições adequadas para funcionamento das escolas, como a disponibilização de todos os equipamentos de proteção individual necessários e a realização de obras para adequação das unidades escolares à nova realidade imposta pela pandemia.

Os profissionais decidiram também que o Sepe Lagos deverá exigir da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seme) que a categoria e o Sepe Lagos possam ter voz e participação ativa em qualquer decisão sobre o retorno ao trabalho dos servidores, que só deverá acontecer de maneira gradativa, priorizando a segurança sanitária e o bem-estar da comunidade escolar e dos profissionais da educação, e não de forma improvisada, irresponsável e informal como a prefeitura tenta impor nesse momento.

Na segunda-feira (8/6), o Sepe Lagos realizará um dia de agitação nas redes sociais em defesa da readmissão já de todos os profissionais da educação que foram demitidos nos municípios, incluindo Búzios, e essa iniciativa será fortalecida com esta greve. É importante que todos os profissionais e as comunidades escolares se incorporem ativamente nesta campanha.

Aprovou-se ainda a proposta de solicitação de audiência com o governo, em caráter de urgência, com a presença de representantes da base da categoria, tendo como pauta:

• O não retorno das aulas durante a pandemia;
• Estratégias para o pós pandemia:
• Questões referentes aos demitidos;
• Convocação dos concursados de 2012;
• Aumento da contribuição previdenciária;
• Calendário letivo;
• EaD/ensino remoto.

Uma nova assembleia virtual ocorrerá na quarta-feira (10/6), às 11h, por meio de videoconferência para avaliar as respostas dadas pelo governo e decidir os próximos passos do movimento. Fiquem atentos às redes sociais do Sepe Lagos para se inscrever e participar da próxima assembleia.

Postar um comentário

0 Comentários