Cabo Frio: Governo Adriano descumpre a lei e atrasa salários da rede municipal mais uma vez


A prefeitura de Cabo Frio anunciou nesta quinta-feira que o pagamento dos salários dos trabalhadores contratados da rede municipal de educação mais uma vez será efetuado em atraso. A lei orgânica do município determina que os vencimentos sejam quitados no máximo até o quinto dia útil de cada mês, mas de acordo com um calendário divulgado pela Secretaria de Fazenda de Cabo Frio pelas redes sociais, enquanto os trabalhadores concursados receberão os salários de janeiro na quarta-feira (08/01), eos trabalhadores contratados só serão remunerados mais tarde, na sexta-feira (17/01).

Essa situação é um profundo desrespeito com uma categoria que já tem sofrido com as péssimas condições de trabalho, com o atraso dos 13º salários e com ameaças de perseguição a grevistas que vão desde processos administrativos até a não renovação de contratos de servidores contratados. Essa situação de atrasos de pagamento tem sido constante na administração do Governo Adriano, que mantém a tradição de descaso com a educação pública que caracterizou as gestões municipais anteriores, reiteradamente descumprindo prazos e não efetuando os repasses que a legislação determina para que a educação municipal não sofra com essa situação caótica.

No próximo dia 6 de janeiro, às 18h, na Escola Municipal São Cristóvão, os trabalhadores da educação da rede municipal de Cabo Frio realização mais uma assembleia para discutir essa situação, que se dá em meio à greve da categoria iniciada no último dia 7 de dezembro. O departamento jurídico do sindicato também tem atuado para que a justiça obrigue o Governo Adriano a honrar os compromissos de pagamentos dos salários e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público que determinou que a prefeitura invista cerca de 28% da seus recursos próprios na educação municipal. Compareça à assembleia e convide seus colegas de trabalho (professores, funcionários, concursados, contratados, aposentados, etc) a somarem forças nas atividades para que consigamos pressionar a prefeitura a cumprir o que manda a lei. A participação dos trabalhadores nas assembleias é fundamental para que a categoria decida coletivamente e de maneira democrática os próximos passos do Sepe Lagos nessa luta.

Nota atualizada às 18h23 do dia 03/01/2020.

Postar um comentário

0 Comentários