Sepe Lagos participa da primeira audiência formal com a Seme de Cabo Frio em 2021

A reunião se deu por videoconferência em respeito ao necessário isolamento físico no atual contexto pandêmico

Na manhã desta quinta-feira (24) uma comissão de trabalhadores teve a oportunidade de, pela primeira vez desde o início do Governo Bonifácio, participar de uma audiência formal com a Secretaria Municipal de Educação (Seme). Integraram esta comissão os diretores do Sepe Lagos Augusto Rosa e Renata Tavares, além das trabalhadoras da base da categoria Denize Alvarenga, Paula Andrade, Layla Figueiredo e Rosemary Fonseca. A reunião aconteceu menos de uma semana após Elicéa da Silveira assumir o comando da pasta substituindo o ex-secretário Flávio Guimarães. 

Além da secretária Elicéa, representaram a Seme outras integrantes da nova equipe da Secretaria: Verônica Cardoso de Oliveira (subsecretária de educação responsável pelas questões de infraestrutura) e Norma Suely da Conceição (subsecretária de educação responsável pelos recursos humanos e finanças).

A comissão de educadores listou à secretária mais de uma dezena de demandas urgentes da categoria que se acumularam ao longo destes meses devido à falta de diálogo do antigo secretário. Augusto Rosa, diretor do Sepe Lagos, pautou questões relativas à falta de condições adequadas de segurança sanitária, infraestrutura e EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) para a retomada das aulas presenciais; a convocação dos aprovados no concurso de 2009, os inúmeros problemas com os processos seletivos realizados recentemente pela Seme; os atrasos salariais praticados contra os educadores aposentados; as dívidas com passivos trabalhistas: dentre várias outras questões.

No entanto, na reunião desta quinta-feira apenas foi possível estabelecer os pontos iniciais para discussão. O encontro durou apenas uma hora, pois a secretária teve um compromisso imprevisto com a promotoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Elicéa afirmou que pretende gerir a Seme com a máxima transparência, respeitando os princípios legais da administração pública. Se colocou aberta a negociar todos os temas colocados pela comissão de trabalhadores e se comprometeu a iniciar estas negociações pelas demandas sanitárias. Adiantou que a secretaria estaria providenciando a aquisição de EPIs para os trabalhadores convocados ao trabalho presencial e que pretende implementar obras de melhoria da infraestrutura das escolas municipais, que a própria secretária destacou que estão em péssimas condições.

A avaliação da comissão foi de que a reunião com a nova equipe gestora da Seme, representou uma importante mudança de postura do governo em sua relação com os trabalhadores da categoria, posto que o antigo gestor ignorava deliberadamente os ofícios de solicitação de audiência do sindicato e mantinha uma política intransigente de se recusar a negociar qualquer tipo de demanda. Essa avaliação positiva, no entanto, não significa que o sindicato deixará de estar vigilante e buscando sempre mobilizar os trabalhadores para a defesa da saúde, da vida e dos direitos dos educadores com a máxima independência política frente à administração pública.

A Seme confirmou uma nova audiência formal com o Sepe Lagos para a próxima terça-feira, às 15h, por videoconferência, com o principal objetivo de debater as demandas sanitárias dos educadores.

Postar um comentário

0 Comentários