Nota


No fim da tarde do dia 25 de novembro, o prefeito André Granado chamou uma reunião com os munícipes. Na ocasião, o chefe do executivo iniciou a fala afirmando ter dado início ao governo de verdade, e que, no entanto não ficaria no governo. Na fala o chefe paternaliza a gestão com a seguinte afirmativa: “Você pode acreditar que um PAI deixaria de atender um filho por que não quer?” O prefeito seguiu afirmando que a folha esteja 20% maior que quando o mesmo deixou o governo e que a reposição salarial dos servidores ocorreu na casa dos 16%. Sentenciou ainda que deverá fazer redução brusca na folha, sem apresentar o formato dessa redução, e que não implicaria em falta de pagamento ou atraso do mesmo. Criticou os enquadramentos e mudanças de nível, além da contratação de professores. Ainda num tom paternalista o chefe do executivo declara ter chamado o povo para apresentar o cenário e pedir que pensassem juntos n’uma saída. O secretário de governo afirma que o cenário financeiro recebido por eles é crítico.


Como sindicato, nossa ação não poderia ser menos que repudiar toda a fala do chefe de executivo, que embora tenha se autoproclamado governo de verdade, comportou-se na fala, como pai e protetor. Entendemos que se de fato o município passa por tão grande crise financeira, porque essas contas não foram apresentadas no momento da reunião? Perguntamos ainda os motivos de essa crise ter se manifestado apenas agora, uma vez que o governo anterior não só cumpria com os pagamentos antecipados, como concedeu DIREITOS garantidos na lei municipal?

Questionamos ainda o valor de reajuste afirmado pelo atual chefe (16%), quando esse fora de 1,81% como consta no BO 894P3 de 19/07/2018, e outro de 3,94% (BO 948P7, de 28/03/2019, link para consulta: http://buzios.rj.gov.br/servidores-municipais-de-buzios-te…/). Nos causa estranheza uma chamada desse nível para apresentar cenário crítico verbal, sem apresentação de qualquer dado físico e com informações não verdadeiras, como a do reajuste. Numa reunião que mais pareceu cenário de propaganda eleitoreira para descredibilizar oponente. Por fim, afirmamos que estamos de olho. O cenário político, por si só já é absurdo, apresentar informações inconsistentes demonstra desrespeito aos trabalhadores e moradores do município.

#sepelagos

Postar um comentário

0 Comentários