Liberdade imediata para o professor Lucas Nascimento, agredido e preso ilegalmente pela PMERJ


Nota do SEPE-RJ de repúdio à violência da PM — Liberdade para o professor Lucas Nascimento!

Ontem, dia 23 de fevereiro de 2020, no domingo de carnaval, o professor das redes municipais do Rio de Janeiro e de Caxias, Lucas da Silva Nascimento, foi preso e agredido em uma abordagem da Polícia Militar no centro da capital. Lucas estava questionando e filmando a abordagem truculenta dos policiais a outros dois rapazes. Os policiais acabaram agredindo e prendendo o Lucas. Lucas é negro e LGBTT, essa violência sofrida por ele sem dúvida demonstra o quão virulenta é a PM em relação aos setores oprimidos.

Lucas fez o que qualquer ser humano faria ao ver uma injustiça e uma abordagem truculenta: questionou! É nesse sentido que todos nós educadores trabalhamos em nossas escolas, para formar pessoas que questionem as injustiças, busquem soluções comuns e se coloquem contra o autoritarismo crescente. Por isso, estamos hoje ao lado de Lucas!

O professor continua preso em Benfica aguardando a audiência de custódia. Desde ontem, a direção do SEPE-RJ, juntamente com o Departamento Jurídico do sindicato e com o apoio de profissionais da Comissão de Direitos Humanos da OAB e da Defensoria Pública, além de diversos parlamentares, estão acompanhando o caso de Lucas para que se faça justiça e ele seja liberado o mais rapidamente possível.

Liberdade para o professor Lucas! Pelo fim da violência policial!

SEPE-RJ — Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro


Veja abaixo vídeo publicado pelo Mídia Ninja que mostra o momento da prisão de Lucas:






#repost @raullsantiago - Lucas Nascimento, professor de teatro do município. Viu uma abordagem policial violenta e filmou, tentando ajudar dois rapazes. Os policiais se viraram para ele e o prenderam. Precisamos de ajuda lá, 5DP. - O professor do município Lucas Inacio Nascimento acabou de ser preso e levado para a 5 DP após questionar os motivos de uma abordagem violenta que dois rapazes sofriam. Os policiais estão alegando que Lucas ajudou os rapazes a fugir, mas testemunhas afirmam que no momento em que o professor questionou os policiais, estes agrediram Lucas abrindo margem para fuga dos meninos que sofriam abordagem, e apenas neste instante eles prenderam Lucas Nascimento sob essa alegação. Lucas não tem passagem pela polícia, é professor concursado de artes dando aula no município. É um homem negro, gay que exerceu seu direito de questionar uma atitude violenta da polícia Militar do Estado do RJ. #PM #ViolenciaPolicial #Repressao
Uma publicação compartilhada por Mídia NINJA (@midianinja) em


Atualização às 16h50 do dia 24 de fevereiro de 2020:

Equipe de diretores e advogados do Sepe-RJ que acompanha o caso do professor Lucas.

A audiência de custódia do professor Lucas Nascimento aconteceu há pouco, tendo terminado por volta das 16h. Os advogados e dirigentes do Sepe-RJ e demais entidades aguardam sua libertação,  que já foi determinada e acontecerá em breve. Lucas está fazendo exame médico e responderá em liberdade às acusações que a PMERJ está utilizando para justificar a agressão e prisão ilegal do professor.

Veja a nota da CDH da OAB sobre o assunto:

A Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ esteve acompanhando, desde ontem, o Prof. Lucas, da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Estivemos hoje desde cedo na Central de Custódia, em Benfica, a fim de verificar a pauta de audiências e acompanhar o professor preso. Estiveram presentes advogados populares (integrantes da RAPP), diretores do SEPE, familiares e amigos. Por volta das 15h30 a audiência iniciou e, felizmente, obtivemos êxito! O prof. Lucas está livre!
Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ

Postar um comentário

0 Comentários