Aposentados da Educação cobram do Ibascaf os salários atrasados de dezembro e a retomada do PasMed

O coletivo de aposentadas realizará uma nova plenária nesta sexta, 28 de maio, às 15h pelo Zoom. Clique aqui e inscreva-se para participar.


Um grupo de cerca de 15 trabalhadores aposentados da rede municipal de educação de Cabo Frio realizaram na manhã de ontem (26) uma visita à sede do Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais (Ibascaf), no bairro São Cristóvão. Estes trabalhadores, assim como aposentados de outros setores do funcionalismo municipal, estão há mais de 5 meses sem receber seus salários referentes a dezembro de 2020, que deveriam ter sido pagos no início deste ano pelo atual governo, eleito sobretudo apoiado na promessa de “jamais atrasar pagamentos de servidores municipais”. Com a visita, os aposentados tinham o objetivo de serem recebidos pelo atual presidente da autarquia, o empresário Carlos Alberto Cardozo, proprietário da Praia do Forte Imóveis, empresa do setor imobiliário que atua com venda e locação de imóveis, seguros patrimoniais e administração de condomínios.

Após alguma insistência dos trabalhadores na recepção do Ibascaf, o empresário aceitou receber uma comissão de educadores aposentados composta pela coordenadora do Sepe Lagos, a professora Narcisa Maria da Conceição, além das aposentadas da base do sindicato Cláudia Terezinha Oliveira e Solange de Souza. Também acompanharam a reunião a assessoria de imprensa do Sepe Lagos e o radialista Dirlei Pereira.

A reunião aconteceu no gabinete do presidente do Ibascaf, na sede da autarquia.

Segundo o empresário Cardozo, os pagamentos não foram realizados até o momento por falta de repasses da prefeitura. No entanto, questionado se o Ibascaf, enquanto autarquia municipal que deveria representar os interesses dos servidores públicos aposentados e pensionistas já tinha tomado alguma ação efetiva para cobrar os repasses e quitar as dívidas salariais com os aposentados, o presidente admitiu que em mais de 5 meses nada foi feito além de reuniões com a prefeitura e a secretaria de fazenda. Algo que escandalizou os trabalhadores que estavam presentes na reunião e que gerou revolta na categoria.

A reunião foi transmitida ao vivo por meio da página “Fala, Dirlei!”, no Facebook, e mesmo neste contexto o empresário Cardozo não de constrangeu em fazer inúmeros elogios à supostamente “eficiente” conduta administrativa do prefeito José Bonifácio (PDT), exaltando qualidades que Cardozo enxerga na ações prefeito como “ética”, “idoneidade” e “atitudes efetivas”. O presidente do Ibascaf respondeu à maioria das perguntas da comissão de servidores com discursos apaixonados de profunda crença na “boa vontade” e nos “projetos” do atual governo. Nas palavras do empresário, estas falas traduziam o que ele pensa “na condição de cidadão cabofriense e não presidente do Ibascaf”.

Sobre a retomada do PasMed (Programa de Assistência Médica aos Servidores Municipais de Cabo Frio), em primeiro momento Cardozo disse que o programa não foi retomado ainda devido aos problemas estruturais do prédio onde seus serviços eram oferecidos. Ele citou que irregularidades nos serviços de engenharia do edifício foram judicializadas e que essas questões ainda estão em trâmite judicial. Porém, acrescentou a isso a alegação de que mesmo se estes problemas de infraestrutura estivessem resolvidos o programa continuaria sem previsão de retomada pois a prefeitura teria acumulado dívidas com empresas de saúde, principalmente, que forneciam profissionais e insumos para o funcionamento do programa.   

Questionado, Cardozo admitiu que ao longo destes 5 meses em que os servidores aposentados e pensionistas estão sem seus salários de dezembro de 2020, os proventos ele recebe enquanto presidente do Ibascaf foram pagos todos os meses, sem nenhum dia de atraso. O presidente se comprometeu publicamente a receber novamente uma comissão de profissionais da educação aposentados na próxima quarta-feira (2/6), às 10h. 


As professoras aposentadas Solange de Souza, Cláudia Terezinha Oliveira, e Narcisa Maria da Conceição (coordenadora do Sepe Lagos) representaram os aposentados e pensionistas na reunião

A avaliação da direção do Sepe Lagos foi de que Cardozo se portou como uma espécie de “procurador” disposto a defender todas as ações da administração municipal a despeito dos ataques contra os servidores aposentados e pensionistas, justificando todas as faltas da prefeitura com relação aos atrasos salariais e à política de prolongar a interrupção do PasMed. Tudo indica que, mesmo diante da pandemia, o objetivo final do prefeito é extinguir de maneira definitiva o programa. Para evitar que isso aconteça e para arrancar da prefeitura os pagamentos atrasados, a categoria da educação como um todo, aposentados e trabalhadores da ativa, precisam lutar juntos.

Postar um comentário

0 Comentários