Audiência pública sobre “Assédio Moral

Na terça-feira (23) à tarde aconteceu audiência pública sobre “Assédio Moral”, no Plenário da Câmara Municipal de Cabo Frio, com as presenças de representantes do SepeLagos, SindSaúde, OAB, sociedade civil e do vereador Rafael Peçanha que presidiu o encontro. Os diretores do SepeLagos falaram que, apesar do assédio moral ser uma triste realidade de todos os setores de trabalho, na educação de Cabo Frio está gritante e as principais vítimas são os contratados (equivalente a mais da metade do efetivo). Foi destacado como exemplo o preenchimento de relatórios de desempenho do profissional pelas direções que, por sua vez, tem perseguido os grevistas.

Apesar de ser um problema antigo, o debate sobre o assédio moral deve existir sempre. Muitas denúncias de assédio estão ocorrendo no sindicato. Em um dos casos foi necessária a mudança de quatro profissionais para outras unidades de ensino.
Uma vítima de assédio moral, a professora Fabiana Carvalho, foi à audiência e, através da leitura de uma carta redigida por ela, relatou um pouco do que sofreu. Segundo Fabiana, por conta de tudo que sofreu a da negligência da Secretaria de Educação, ela adoeceu. Burnout, depressão, ansiedade e síndrome do pânico foram problemas de saúde “herdados” durante o período de assédio que ultrapassou os limites da falta de humanidade.
O vereador Rafael Peçanha sugeriu a abertura de processo administrativo. Já o representante da OAB disse que, além do processo administrativo, cabe uma ação jurídica. Ele também alertou que deve ser acionado o Ministério Público do Trabalho.
O fato da saúde mental dos profissionais da educação estar muito abalada também foi lembrada. Os presentes na audiência falaram sobre a necessidade da realização de uma forte campanha de conscientização em todos os setores de trabalho. Além disso foi destacada a necessidade de traçar estratégias de enfrentamento ao problema.
Outra audiência para tratar o tema foi marcada para o dia 27 de novembro, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área internaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, tela e área interna

Postar um comentário

0 Comentários