Búzios — SEME promete em reunião que Escola Villa Lobos reinicia suas aulas logo após o carnaval


Na sexta-feira passada, dia 18 de janeiro, representantes da comissão de pais, alunos e professores da Escola de Música Villa Lobos Núcleo Tom Jobim e a diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe Lagos) Martha Pessoa se reuniram com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEME), para discutir sobre o funcionamento da instituição. Conforme anunciado no final do ano passado, a escola será reestruturada no espaço onde funcionava a antiga “Escola da Árvore”, na Rua da Árvore, bairro Ferradura. Na pauta, discutiu-se sobre as matrículas, a chamada de professores concursados e/ou contratação de novos professores, a estruturação e funcionamento do novo prédio, a escolha dos novos gestores da instituição e demais membros da equipe técnica, a compra e manutenção de instrumentos musicais, e o prazo para a volta às aulas.

Matrículas

Sobre a questão das novas matrículas, o secretário de educação Carlos Eduardo Roballo, informou que há um impasse sendo discutido entre os envolvidos com relação ao processo seletivo de novos alunos para a escola. Segundo ele, a FUNARJ tem por princípio o acesso via sorteio, enquanto alguns professores defender a necessidade de que a seleção se dê por meio de prova. Roballo afirmou que, tão logo seja definida essa questão da forma de ingresso, as inscrições estarão disponíveis.

Novos profissionais

Quanto à convocação dos aprovados no concurso público de 2012, o secretário adjunto Nelson José Gonçalves afirmou que ainda na segunda semana de fevereiro será feita a chamada de mais 4 instrutores, mas salientou que a chamada não garante a posse, pois os selecionados ainda precisarão passar também pela chancela da direção estadual da Escola Villa Lobos. Segundo ele, por esse motivo, talvez será necessário contratar profissionais para a função.

Nova sede da escola

Quanto à estruturação do espaço, a comissão de pais, alunos e professores e o Sepe Lagos visitaram as instalações onde a escola será estruturada. Embora todos tenham avaliado que o local é bonito e adequado para o funcionamento da escola, foi observado que as salas para aulas práticas são bastante pequenas e que, por isso, será preciso uma organização minuciosa para que as aulas não sejam prejudicadas em função da limitação de espaço.

Gestão democrática

Sobre a escolha dos novos gestores e da equipe técnica, a comissão da Vila Lobos sugeriu alguns nomes. O secretário Roballo e o secretário adjunto Nelson se comprometeram a conversar com os indicados. Na terça-feira (21/01) houve uma nova reunião que tratou da equipe técnica e diretiva e por enquanto não há novos informes sobre essa questão.

Instrumentos

No que diz respeito aos instrumentos, os representantes da SEME salientaram que alguns já estão em manutenção e que novos instrumentos serão comprados em breve. No entanto, a fim de acelerar o processo de compra, a SEME buscará comprá-los por meio de editais já abertos por outros municípios. Roballo deu sua palavra de que a secretaria está trabalhando para garantir o início das aulas logo após o carnaval. 

Postar um comentário

0 Comentários