SEPE é atacado duplamente no mesmo dia 12/09.



Assim como Risolia ataca o SEPE na audiência pública, Leitão ataca o SEPE no debate com os prefeitáveis em Cabo Frio
Ataque de Risolia


    O SEPE, juntamente com a UPPES e o Sindicato dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro participou da audiência pública realizada hoje (dia 12/9) na ALERJ, convocada pela Comissão de  Educação do Legislativo estadual para que o secretário de estado de Educação, Wilson Risolia,  fizesse uma prestação de contas da gestão da sua pasta em 2011/2012. Na sua apresentação,
Risolia traçou um panorama sobre os resultados da educação estadual afirmando que, na sua avaliação, houve avanços no setor.

          A direção do SEPE contestou a avaliação do secretário Risolia, mostrando os estudos feitos pelo   sindicato que comprovam a saída de professores da rede diariamente (exonerações e aposentadorias  publicadas em Diário Oficial) e a diminuição do número de matrículas de alunos no ensino médio   durante o período 2010/2012. O SEPE reafirmou que estes dados são uma comprovação da dinâmica  do projeto educacional do governo estadual, que implementou uma política meritocrática baseada no  atingimento de metas a qualquer preço e, principalmente, aos baixos salário pagos pelo governador  Cabral aos profissionais de educação.

Risolia se descontrolou e ameaçou processar diretor do SEPE por denúncia de maquiagem nos  índices para elevação do Ideb

          O SEPE também denunciou as políticas repressivas que vem sendo impostas pelas  Coordenadorias Metropolitanas Regionais, instigadas pela própria secretaria como uma forma  de obrigar as escolas a trabalharem voltadas unicamente o atingimento das metas do governo e, assim elevarem os índices educacionais. Mostrando bem a face da repressão contra qualquer  tentativa de mobilização ou crítica da categoria contra os seus projetos, o secretário acionou uma
 assessora jurídica da SEEDUC e ameaçou processar o coordenador geral do Sindicato,
 Adriano Santos, caso ele não voltasse atrás no que havia dito em sua fala.
         A atitude do secretário provocou revolta na Alerj e foi criticada por todos os deputados membros  da Comissão de Educação. A repercussão negativa da sua atitude fez com que Risolia recuasse desistisse de levar adiante a sua fala. 


Ataque de Claudio Leitão


    SEPE/Lagos vem requerer o direito de resposta as acusações feitas após debate promovido pela entidade sindical no dia 12/09, na Associação Cabofriense, conforme proposta aprovada no SEPE/RJ.
O debate foi realizado com a presença de dois candidatos a prefeitura de Cabo Frio, visto que o terceiro, Sr. Alair Corrêa, justificou sua ausência através de uma carta. Os candidatos que estiveram presentes ao debate foram o Sr. Jânio Mendes (Coligação Cabo Frio vai ser diferente) e o Sr. Cláudio Leitão (PSOL). O regulamento foi enviado previamente aos comitês e devidamente assinado pelos responsáveis, pois para a realização de qualquer debate o TRE exige este tipo de procedimento.
Todas as etapas do debate foram seguidas rigorosamente, com conhecimento antecipado dos candidatos, portanto com acordo dos mesmos. Vale ressaltar, que o SEPE/RJ é uma entidade sindical que tem em seu Estatuto o princípio de autonomia e independência frente a qualquer partido político, governo e patrões, portanto apartidário. Sendo de base estadual, representa tanto a rede estadual, quanto as redes municipais do Rio de Janeiro sendo que o núcleo Lagos representa mais de dois mil profissionais da educação. Será que este quantitativo de filiados já não demonstra nossa representação?
     Iniciamos nosso direito de resposta repudiando a forma discriminatória e preconceituosa contra os/as trabalhadores/as circense, uma vez que o Sr. Claudio Leitão utiliza a palavra “circo” de forma pejorativa quando acusa a direção do SEPE LAGOS de ter orquestrado o debate chamando-o de circo. "Estava tudo combinado. Foi um circo", disse Leitão. Após o debate, Leitão deu uma entrevista na TV e acusou o sindicato de ser desmoralizado e sem respaldo algum da categoria.  

    Ao fazer tais declarações sobre o SEPE, o mais combativo sindicato de base estadual do Rio de Janeiro, o Sr Claudio Leitão opta pela linha muito semelhante dos que acreditam que é preciso destruir o sindicato, e nesse caso uma entidade reconhecida como o SEPE, prática essa que não condiz com a utilizada por partidos considerados no campo da esquerda.
Temos travado uma luta contra a criminalização dos movimentos sociais e não vamos permitir que candidatos majoritários e proporcionais ou presidentes de qualquer partido político façam um trabalho para desacreditar o SEPE. Em nossa trajetória de construção militante enfrentamos governos autoritários que mandaram fechar nossa entidade, cortaram nosso repasse, jogaram bombas sobre nós, cortaram nosso ponto, nosso salário, mas nenhum deles conseguiu cortar nossa dignidade e capacidade de lutar!

Para Leitão, o debate do SEPE Lagos foi um circo próprio de uma cidade onde os professores estão sem representação sindical alguma, desinteressados e totalmente dependentes de contratos e favores da prefeitura. 
É visível que o SR Cláudio Leitão nem conhece o SEPE, pois representamos professores(as) e funcionários(as) administrativos(as), ativos(as) e aposentados(as).
Estamos convidando o SR Cláudio Leitão para provar o que disse, mostrar que contratos e favores são esses. Não podemos nos calar, frente a tantas injúrias. O SEPE Lagos vem através de seus meios de comunicação demonstrar todo o seu repúdio a tais acusações, e recuperar o que tem sido um marco na construção do SEPE- “O SEPE somos todos nós, nossa força e nossa voz”. Por desconhecer a história do nosso sindicato, Cláudio Leitão atingiu o conjunto dos profissionais da educação, desrespeitou nossa classe, a nossa luta, a nossa história.

 O maior bem de um cidadão é a liberdade, mas para fazer jus a ela, faz-se necessário colocar diante de todas as nossas atitudes o respeito irrestrito e incondicional a tudo e a todos”(Samuel de Moura)  

Postar um comentário

1 Comentários